06 agosto 2013

Os 13 Porquês - Jay Asher



Os 13 porquêsOs 13 Porquês - Jay Asher
256 páginas - Editora Ática
Avaliação: 5/5

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.





"Minha raiva e frustração sobre todos vocês viraram lágrimas, que viravam raiva e ódio toda vez que eu encontrava uma nova conexão."

Clay, ao chegar do colégio, se depara com um pacote endereçado a ele em sua porta. Sem remetente, mal podia fazer ideia do que se tratava.
Hannah, sua colega de escola, havia se suicidado e ninguém sabia exatamente o porquê. Mas naquele pacote estavam fitas que traziam à tona os 13 motivos que a levaram a tomar tal decisão e, surpreendentemente, Clay estava incluso nas gravações. Ele não conseguia compreender o porquê, já que era pouco próximo de Hannah e quase não mantinham contato, embora ele nutrisse sentimentos por ela, sentimentos que nunca conseguira expor.

Hannah sofria as hostilidades do mundo adolescente, não conseguia suportar a virada que  sua vida sofreu devido à coisas tão bobas e imaturas. Desistiu de continuar, como outros milhares de jovens pelo mundo. Não, essa não é uma história sobre bullying. É perturbadora, chega a doer ver o sofrimento de Clay ao ouvir as fitas, vê-lo perceber que já era tarde demais. Ouvir ali cada detalhe, de cada pessoa, de tudo que contribuiu com o sofrimento dela. 

Acabei descobrindo o livro por acaso, a história me chamou atenção e resolvi arriscar. Não me arrependi. A narrativa é intensa, o autor consegue expor com muita sinceridade os sentimentos de Hannah, não houve um momento em que eu não conseguisse imaginar com facilidade a cena que estava lendo. Após terminar, tive aquela leve depressão pós-leitura, me fez refletir sobre muitas coisas. Acredito que o livro traz uma grande e importante questão: tudo que dizemos e fazemos reflete de alguma forma nas pessoas, por mais que às vezes seja difícil de perceber. Todos os nossos atos tem um peso, sejam bons ou ruins. No fundo, precisamos observar um pouco melhor quem está a nossa volta.

Uma ótima leitura, recomendo a todos. E preparem os lencinhos! 



Apesar de extremamente real, vale lembrar que a história é totalmente fictícia. 





6 comentários:

  1. :o Quero esse livro kkkkk amei sua resenha ;) explicou direitinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda <3

      Olha, te recomendo MUITO o livro! Quem sabe não apareça um sorteio dele por aqui hahah.

      Um beijão.

      Excluir
  2. Fazia muito tempo que eu queria ler este livro,mas ele nunca entrava em promoção e isso me incomodava bastante, até que baixei pro Kobo...
    Quando eu achei que finalmente ia poder me jogar na leitura, começaram as provas da faculdade. hahaha

    Acabou que eu ainda não consegui lê-lo, mas gostei bastante da tua resenha, ela fez voltar a minha antiga vontade de me agarrar ao livro :D

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aproveitei pra ler ele nas férias, porque época de prova na faculdade é triste hahahah

      Não dava nada pra ele no começo e acabei amando!

      Poxa, obrigada! Fico feliz em saber, quando você ler o livro, vem aqui contar o que achou ;)

      Um beijão <3

      Excluir
  3. Tenho muita curiosidade de ler esse livro.
    Ouvi falar bem dele.
    Beijos

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lê sim, Fê! Não vai se arrepender :)

    Beijos <3

    ResponderExcluir