22 outubro 2013

E como foi o evento da Andross?

Oi pessoas, tudo bem?

Como sabem, sábado passado (19/10) foi realizado o evento Livros em Pauta da nossa parceira Andross. Por lá foram tratados assuntos do mercado editorial, workshops para escritores e blogueiros, além do lançamento das antalogias da editora.

Chegando lá, autores e blogueiros precisavam retirar as credenciais e demais informações a respeito do evento em uma sala separada. O kit para os blog's contava com dois livros da editora, marcadores de página e um bloquinho oficial do evento.

Esta é a minha credencial do evento.

Durante a parte da manhã, as atividades concentravam-se nas palestras e workshops. A palestra sobre Vlog's Literários foi ministrada pelo pessoal do Cabine Literária e falava em como manter o canal e organizá-lo de forma profissional.

 
Algumas das palestras que aconteceram antes do lançamento das antalogias


Aqui o estande onde os livros estavam à venda

O evento principal era o lançamento das antalogias e a sessão de autógrafos entre os autores, que ocorreu às 15h. Os livros lançados foram Amores (Im)possíveis, Mentes Inquietas, O Segredo da Crisálida, Sonhos Lúcidos e Próxima Estação.

Alguns dos autores das antalogias




Este é o Paulo Xavier, autor do conto "À sombra de um amor impossível" que está no livro Amores ImPossíveis. É o 3º evento que ele participa.

Sobre o evento ele disse:

"Eu acho que é uma experiência ótima. É bacana conhecer outros autores que são competentes no que fazem, aqui a gente consegue unir todos que tem algo em comum, como esse gosto pela literatura."









Esta é a Lara Luft, que é uma fofa, e está participando pela 3ª vez do evento. Tem contos em três livros que estavam sendo lançados lá. São eles: "Uma carta a Julieta" (Amores ImPossíveis), "Meu dia deveria amanhecer azul" (Livre pra voar), "Lucidez?" e "A represália do meu monastério" (Sonhos Lúcidos).

Ela disse que o o conto no Livre Pra Voar é para se ler em um domingo chuvoso, os outros já são mais fantasiosos e o leitor precisa "viajar junto com ela".

"É o 3º evento que venho, eu acho super legal. Eu não sou de São Paulo, então é bom encontrar as pessoas aqui, ver a evolução de cada um, são todos meus amigos."
Esta é a Clarissa Roldi, ela tem 19 anos e é do Espírito Santo. É a 2ª vez que ela participa do evento e a 1ª vez como autora. O conto dela se chama "Agridoce" e está no livro Livre Pra Voar.
Ela diz que o conto é meio abstrato, sobre um ser que não envelhece e é apaixonado desde sempre por uma moça, mas depois de um tempo ele quer matá-la.

Nós  conversamos um pouco sobre as dificuldades de se trabalhar com literatura fora do Sudeste, mas não só isso, como também é difícil para quem gosta de ler se reunir ou ter acesso à todas as coisas que estão "centralizadas". Então, acho que vale muito a pena vocês darem uma passadinha no blog dela.

"Estou achando tudo muito legal, gosto da ideia da editora de apoiar e incentivar autores novos. Espero que o livro seja bem aceito, pois a editora seleciona tudo muito bem."




Este é o Tauan G. Gomes. Ele é autor do poema "A Tristeza do Poeta"  no livro O Segredo da Crisálida. Ele já havia publicado contos anteriormente e era a primeira participação no evento.

"Escrevi o poema em um momento de dúvida, onde precisava decidir o que faria após minha graduação. Isso acabou me ajudando. Acho que esse evento é uma porta de entrada nesse mundo literário."










Esta é a Marjorie Pontes, autora do conto "Esquizophrenius" no livro Mentes Inquietas, que fala sobre demônios.
É a primeira publicação dela.

"Espero que repercuta bem. Estou um pouco ansiosa."












Este é o Leandro Schulai, ele também é autor, mas estava ministrando uma palestra lá no evento sobre Marketing Literário.

"Falo sobre técnicas para autores e marketing pessoal, atitudes que eles podem ter que farão a diferença na divulgação do trabalho. Tento abrir a mente do autor para várias questões, principalmente para mostrá-lo que sozinho ele é capaz de conseguir muitas coisas."






Esse é Lucas Limberti, autor do livro de poemas Ventania do Infinito, que foi lançado na Semana Nacional de Poesia e que ele diz ser "o raro encontro do homem com a sua humanidade", onde ele fala de todas as sensações do homem.


Ele também é professor de Literatura, então é possível notar várias referências a grandes autores nacionais em sua obra. Vocês podem conferir um pouco aqui.



"O evento é bom para conhecer outro autores, é um espaço bacana. Assisti à uma palestra muito boa sobre Literatura agora pouco."





Sobre a antalogia Próxima Estação há um fato bem legal: a editora em parceria com o colégio Uniradial selecionou textos de alguns alunos para colocar no livro. Então, tinha um pessoal bem jovem por lá e super animado com a ideia. Acho muito válido que o colégio invista em projetos assim, afinal hoje em dia a juventude está perdendo o gosto pela leitura e escrita. Eu conversei com três alunos participantes, todos disseram que gostaram de participar e que pretendem continuar a escrever.



 Matheus Silva que escreveu o conto "Encontros"




















O Gabriel Tessarini escreveu "O Conde da Ferrovia"


















A Susane Miyuki que escreveu o "Um Amor Para Toda Vida"
















É isso, gente. O evento foi bem legal e realmente é um espaço ótimo para conhecer profissionais competentes, não deu para colocar todos os autores que entrevistei porque alguns esqueceram de me falar o conto que escreveram e eu não quero colocar informações pela metade. Então, a medida que eu for organizando isso, editarei a postagem.


10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Que evento bacana! Deve ter sido muito bom :)

    Seu blog está lindo, viu? Estou seguindo e pretendo voltar sempre.
    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!!!!!
    Nossa que evento maravilhoso! Queria muito ter ido :(
    Momentos lindos que vc aproveitou heim!
    Curti demais
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Mari, foi bem legal!
      e ainda teve muita coisa que não deu pra registrar... :(

      Beijos

      Excluir
  3. Adorei o evento, visto pelas fotos! Queria estar lá!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia do evento e as fotinhas, fico impressionada como estão caprichando nas capas hoje em dia ♥
    a parte que mais gostei foi "Tento abrir a mente do autor para várias questões, principalmente para mostrá-lo que sozinho ele é capaz de conseguir muitas coisas."
    eu sei bem como é o sentimento, gostaria mto de ter visto!
    como to por conta propria seria um ótimo incentivo!
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br
    http://www.punkystore.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pandora!
      Você é escritora?

      Fica de olho nos eventos da Andross que eles dão um apoio imenso aos novos escritores, e esse evento acontece anualmente. Quem sabe não é você lá ano que vem? :)

      Fico feliz que tenha gostado!
      E, olha, nunca desiste. Saiba que você é capaz de muito sim, te desejo sucesso :)

      Excluir
  5. Nossa,
    que evento legal ...
    Amei as fotos e os livros ...
    espero ler as resenhas em breve hehehhe .. :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir