28 janeiro 2014

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Garota ExemplarGarota Exemplar - Gillian Flynn
446 páginas - Editora Intrínseca
Avaliação: 4/5


Sinopse: Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?




Amy desaparece no dia de seu 5º aniversário de casamento. Nick recebe a notícia e corre para casa, se depara com a sala toda revirada e nenhum sinal da esposa. Ele, então, chama a polícia e diante de tantas perguntas feitas, mal consegue raciocinar sobre tudo o que está acontecendo. Os dois enfrentavam um momento difícil no casamento, é verdade, mas o que teria acontecido com Amy? Por que justo naquela data?

Amy era uma mulher bonita, inteligente, centrada e certa de seus objetivos. Nick, um homem muito atraente, era um jornalista que amava de fato sua profissão. Amy era escritora -e ela adorava dizer isso para todos-, fazia testes para revistas femininas; Embora não precisasse trabalhar, pois sempre fora muito rica e possuía uma bela quantia na poupança. Mas, um certo dia, Nick perde o emprego e começa a trazer um pouco de sua tristeza e indignação para seu lar, um tempo depois é a vez de Amy ser demitida. Os dois, então, tiveram que se mudar de Nova York para a cidade natal de Nick.

O livro se desenvolve com a investigação do sumiço de Amy. Onde a polícia a cada dia descobre um pequeno detalhe revelador que incrimina  Nick. Mas ainda há muito mistério sobre o casamento dos dois, ainda existem coisas que não se encaixam, principalmente o comportamento do marido -ele tinha uma enorme dificuldade em demonstrar sentimentos- que se mostrava não tão preocupado com a esposa.

A narração é alternada entre os pontos de vista de Nick e Amy, o que nos ajuda a entender o antes e depois dos acontecimentos. Que pouco a pouco nos mostra a verdade em tudo aquilo. Eles foram um casal feliz durante alguns anos, realmente se amavam, mas passavam por um momento muito difícil e os dois, simplesmente, desistiram de continuar tentando. Os sentimentos se confundiram e o amor se tornou raiva, desejo de vingança. 
Ao ler as anotações do diário de Amy, eu realmente fiquei com raiva do Nick. Raiva não, nojo. E quando ele faz uma revelação no meio da história, tudo passou a fazer sentido pra mim. De repente, deu para entender o porquê ele parou de tentar com a esposa. Não que Amy fosse uma santa e a esposa dos sonhos -o que fica claro com o desenrolar das cenas.

Eu não conhecia o livro, tive a oportunidade de ler pelo Book Tour que estou participando. O nome, confesso, me fez pensar em uma história totalmente diferente. Fui pega de surpresa e o livro me prendeu do início ao fim. A forma como a autora expõe os pensamentos dos personagens realmente nos envolve, faz com que se despertem vários sentimentos, confesso que eu morri de dó da Amy do diário imaginando todas aquelas coisas horríveis.

O livro é cheio de reviravoltas. Quando você acha que acabou, uma coisa nova acontece e muda totalmente o rumo da história. Mas, o final... Me surpreendeu sim, mas de uma forma negativa, esperava que outra coisa fosse acontecer. Digamos que o final foi um tanto quanto injusto, mas só confirmou o quão doente Amy era e o quão estranho e azarado -porque, afinal, ele também tem culpa- Nick podia ser.

O livro está sendo adaptado para o cinema e o lindo do Ben Affleck fará o Nick! Amy será interpretada por Rosamund Pike. Já estou curiosa para saber como ficará. 

Gostei muito do livro e agradeço ao blog A Culpa É Dos Leitores (minhas parceiras queridas) pelo convite ao book tour! 

Os outros participantes são:
Clube das 6 - aliás, as meninas mandaram um marcador super lindo do blog delas. Umas fofas :)

Reações:

12 comentários:

  1. OI Parceira linda!!!
    Fiquei muito feliz que você tenha gostado ;)
    Tbm não gostei do final, mas estou mega ansiosa para assistir a adaptação haha
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty! <3

      O final foi injusto demais hahahaha. Mas, vamos esperar o filme :p

      Excluir
  2. Olá! Bom, esse livro tá na minha lista já, mas fiquei mais curiosa com a sua resenha, espero ter tempo de ler logo! haha
    Aproveitando, vim aqui conhecer seu blog, e gostei tanto que te indiquei pra uma tag!
    Caso responda, me deixa o link com a postagem depois, ok?
    http://boombacereja.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de tempo mesmo, porque o livro é ENORME! haahahhaah

      Muito obrigada, Sophie :)

      Excluir
  3. O livro parece ser bom, fiquei até com vontade de ler, kkk. Faz muiitooo tempo que eu vim aqui e desde já peço desculpas, é que é muito difícil visitar todos os seguidores. Beijos. Brilliant Diamond

    ResponderExcluir
  4. Baaah, ando louca de curiosidade para ler este livro.
    Todo mundo fala que é bem empolgante e eletrizante, devido às reviravoltas e as investigações.
    Adorei a tua resenha, Fran. :)
    Fiquei com mais vontade ainda de ler... *-*
    beijos.

    www.livrosechimarrao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anaaaaaaaaaaa, sua sumida!

      Sim, o livro é inquietante. Cada hora acontece uma coisa que muda toda a história... hahaha
      Lê sim, vale a pena ;)

      Excluir
  5. Oi Fran, tudo bem?

    Ainda nem li o livro, mas quero muuuito ver o filme. Com Ben Affleck será que você consegue ficar com nojo de Nick mesmo hein? hahahaha História muito boa, pretendo ler antes da adaptação :3

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tudo e você, Carol?

    HAHAHAAHAH não tinha pensando nisso! Vamos ver quando lançarem ;)

    Lê sim, vale MUITO a pena.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Indiquei você para um tag super legal lá no meu blog!
    Espero que você possam participar! :)
    http://itsfangirltime.blogspot.com.br/2014/05/tag-disney.html
    Beijos

    ResponderExcluir