17 novembro 2013

Rudamon I e II - Demétrio Alexandre Guimarães

                                Rudamon I e II  - Demétrio Alexandre Guimarães
Editora: Independente - Projeto Blog's Literários em sala de aula
Avaliação: 4/5
Sinopse: Osorkon levava uma vida dedicada à ciência. Era biólogo  especialista em escorpiões . Um certo dia, Osorkon recebe um misterioso chamado do Egito, que o levou para pesquisar uma espécie de escorpiões nunca vista antes. Mas, ao chegar lá, percebe que foi vítima de uma armadilha. Após um ataque, Orkosn recebe poderes, mas como nunca acreditou em nada daquilo, demora para aceitar a missão para qual foi designado. A grande missão de salvar a humanidade!


O livro I traz a história de um semi-Deus, Disebek, destinado a tornar-se um herói para ajudar a humanidade, porém  ele trai o compromisso com os Deuses e acaba aliando-se às forças do mal. Assim, é castigado e condenado a ficar preso no deserto.

Daí em diante, os mistérios começam. Rá, o Deus supremo, manda para o Egito seu escolhido para salvar a humanidade. Seu escolhido é Orkoson, biólogo cético que não acreditava no sobrenatural. Após ser picado por doze escorpiões, recebe os super-poderes que o fariam então o grande herói, mas devida sua falta de crença, demora um tempo até que ele aceite seu destino.

As forças do mal, sabendo da existência de Rudamon, libertam Disebek. Agora, o novo herói terá que lutar contra ele e todos os outros aliados malignos para salvar a humanidade.

A narrativa do livro é bem tranquila, mesmo para quem não entende  muito da temática fica fácil de entender o que é passado. Eu, que amo mitologia, fiquei fascinada com o livro. O autor consegue expor bem o que tentou fazer em cada cena, além de descrever muito bem os lugares e de introduzir assuntos que nos levam a refletir - como o que aconteceu com Disebek. 

A escrita é bem cativante, o que nos faz ter apego aos personagens. Sofrer, sorrir e querer lutar junto a eles. Eu amei o fato de se ter um personagem brasileiro, nos aproxima da história. E, como eu vi a maioria das resenhas falando, também não esperava de forma alguma o final! Fui pega de surpresa.

A parte II não deixou a desejar em nada, ele conseguiu levar um desenvolvimento bom de todos os personagens e intercalar todos os acontecimentos. Diferente de alguns livros em que a continuação parece uma história distinta, esta realmente possui esse caráter. 

E mais uma vez o autor colocou fatos que nos induzem a refletir, por ser o herói um humano igual a todos nós, acho que fica mais fácil fazer esse contraste de atitudes... Pelo menos eu consegui ver por esse ângulo.

Enfim, recomendo a leitura a todos. Independente da idade. E espero que os alunos do Demétrio tenham gostado tanto que eu, e ainda mais, saibam que esse projeto é maravilhoso e estão todos de parabéns por participar.

2 comentários:

  1. Parece bem interessante e diferente essa leitura hein, Fran? =)
    Adoro mitologia tbm, sempre fico fascinada.
    Adorei.
    Beijo.

    Livros e Chimarrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente mesmo, Ana!
      Eu adorei, recomendo :)

      Obrigada, beijos

      Excluir