08 outubro 2013

A Lenda Do Lago Dourado - Edson Vanzella Pereira

A Lenda do Lago DouradoA Lenda Do Lago Dourado  - Edson Vanzella Pereira
378 páginas - Editora Dracaena
Avaliação: 4/5
*Livro cedido para resenha

Sinopse: "Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir."




David tem um QI altíssimo, embora estudar não seja lá uma de suas coisas preferidas. Sempre foi destaque na escola por sua inteligência, até que foi aprovado no Programa do Superdotado quebrando todos os recordes anteriores e todos os olhares do país se voltaram para ele. De tão surpreendentes que foram seus números, o governo americano resolveu criar uma nova categoria para integrá-lo, o Agente Zero, onde ele trabalharia direto com a alta cúpula da Casa Branca e viajaria em missões especiais para outros países.
Feitas as apresentações, David viaja à China com seu pai e Srta. Marshall -a agente responsável pela execução do projeto-, depois decolam ao Brasil. Mas o garoto não está contente com essas suspostas viagens de campo, onde não realizou nenhuma pesquisa ou coisa parecida. Quando passeiam pelas praias do Rio de Janeiro, um terrível e misterioso acidente acontece e o deixa em estado de coma irreversível.

Paralelamente a este acontecimento, sua família realiza uma visita ao antigo Lago Dourado após a insistência de Peggy -a caçula da casa-, que ficou interessada pelo local ao ouvir a história da lenda que paraiva sobre o lago, que atualmente funciona como uma espécie de aterro sanitário da maior fábrica da cidade, a Moranreal. Mas após a visita, coisas estranhas começaram a acontecer com Max, que não aguentou de curiosidade e voltou ao local para verificar o que de fato havia acontecido.
Esta segunda visita mudou de vez a vida da família Baltimore, Max a partir dali jamais seria o mesmo. A lenda havia se tornado real para ele, que agora estava encarregado de descobrir quem fizera mal ao irmão e a tantas outras pessoas na cidade.

O "poder" obtido naquele dia tornou o garoto em um jovem adulto, sensato, coerente e maduro nos seus pensamentos. Que, praticamente, sozinho soube muito bem lidar com aquela mudança drástica e usá-la a seu favor. Max começou um plano de investigações dignas de FBI para solucionar o grande mistério que rondava a cidade e agora a vida de seu irmão, com ajuda dos pais e da Srta. Marshall descobriu coisas fortes, que envolviam pessoas que jamais pudera imaginar e que formavam um grande e complicadíssimo quebra-cabeça. Estando em estado de alerta, foi atrás de cada novo detalhe que encontrara, sem temer a represália "inimiga". 

Um grande duelo entre o bem e o mal está por vir. O autor coloca grandes questões no enredo, como inveja, corrupção, sabedoria e humildade. Acho que fica claro que há algumas conspirações na história e muitas informações juntas para serem processadas, eu sei que algumas pessoas "torcem o nariz" para essas temáticas, mas acho que vale a pena arriscar. 

O livro possui uma narrativa leve, os capítulos não são muito longos -o que torna a leitura mais fácil. Mesmo com alguns termos técnicos, tudo é super simples de ser entendido. As aventuras do garoto Max são eletrizantes e a cada novo capítulo sempre temos alguma coisa acontecendo, o que deixa a história muito mais emocionante. Só há um grande mistério que permanece até o final, todos os outros vamos revelando junto com Max.  

Quando recebi não sabia o que esperar, mas acabei gostando bastante do enredo. A única coisa que ressalto de um ponto negativo são os diálogos entre os personagens que, às vezes, acabam sendo formais demais e tiram aquela ideia de uma bate-papo real entre amigos. E uma conversa mais longa muito formal acaba se tornando cansativa.


8 comentários:

  1. Nossa você faz resenhas maravilhosas, realmente muito obrigada pela resenha! Obrigada por ter divulgado e me feito vir até aqui! Muito obrigada
    Beijos :)
    distraida-desastrada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fran, ando louca pra que chegue meu exemplar. Parece ser bem interessante mesmo o enredo ^^
    Vamos conversar depois sobre o livro.
    Beijo, Flor. Adorei tua resenha!

    http://www.livrosechimarrao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar, Ana! É bem legal :)

      Vamos sim, quero saber o que você achou hhah

      Obrigada <3

      Excluir
  3. Hey
    Não conhecia esse livro, e olha o Rio fazendo ponta básica.
    Deve ser super interessante acompanhar essa transformação do protagonista, gostei bastante da sua resenha e do enredo.

    Sucesso para a autora

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, olha o Rio aí hahahahah

      Foi sim, gostei muito de ver a forma como ele lidou com tudo. Foi super maduro.

      Obrigada, Nana :)

      Excluir
  4. Fran querida!!!!!
    Esse livro parece ser muito bom, eu amei a sua resenha.
    Amo esses conflitos entre o bem e o mal e a capa desse livro também tá bem legal.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim, Mari. Eu não sabia o que esperar e acabei gostando! ;)

      Obrigada, querida

      Excluir