30 dezembro 2013

Participe do livro Utopia - Contos Fantásticos

Até 28 de fevereiro de 2014, a Andross Editora estará recebendo contos fantásticos para publicação no livro “Utopia”.


A Andross Editora está recebendo contos de novos escritores para publicação no livro “Utopia”, a ser lançado no segundo semestre de 2014 no evento Livros em Pauta. Qualquer pessoa pode participar. Basta acessar o site www.andross.com.br, ler o regulamento de participação e submeter seu texto à avaliação. As inscrições vão até 28 de fevereiro de 2014. 














Alex Mir



Tudo o que o que estiver relacionado a fantasia, seja ela totalmente fora do que conhecemos ou que faça parte do realismo fantástico, será avaliado”, disse Alex Mir, o organizador do livro. “O que vale mesmo é a criatividade!”, completa



SINOPSE DO LIVRO: Existe um lugar no universo onde as coisas são diferentes do que conhecemos. Nele, a fantasia impera de maneira surreal, de forma que criaturas antagônicas e quiméricas coexistam naturalmente e incidentes sobrenaturais façam parte do cotidiano. Entretanto, esse ideal de perfeição pode não ser assim tão harmônico. Conheça UTOPIA, onde o extraordinário é comum.” 




SERVIÇO
Livro:Utopia - Contos fantásticos” 
Organização: Alex Mir
Envio do texto: até 28/02/2014 
Lançamento: Segundo semestre de 2014 (no evento Livros Em Pauta
Regulamento: no site www.andross.com.br 
Realização: Andross Editora

25 dezembro 2013

Não Sou Este Tipo de Garota - Siobhan Vivian

Não Sou Este Tipo de GarotaNão Sou Este Tipo de Garota  - Siobhan Vivian
284 páginas - Editora Nova Conceito Jovem
Avaliação: 5/5


Sinopse: "Perversa ou inofensiva? Confiável ou hipócrita? Controlada ou insensata? A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer". 





Natalie certamente é uma garota à frente de seu tempo. Apesar da pouca idade, tem seus objetivos de vida traçados e plena convicção de que escolherá sua faculdade de destino, e que será aceita em uma das melhores do país. Além de tudo, tem visão crítica -até demais- sobre as coisas e defende ideologias por ela muito bem estudadas.

O ensino médio para ela é relativamente tranquilo, não se envolve em festas ou demais "perdas de tempo" da juventude, afinal conseguir nota máxima no vestibular requer alguns esforços. Ela não quer, de forma alguma, se destacar no ambiente escolar por popularidade, beleza ou fofoca; Quer que todas a conheçam pelo brilhante desempenho no Comitê Estudantil. 
Ela passou os últimos dois anos defendendo e tentando levantar a moral da melhor amiga, Autumn, que teve maus momentos devido ao ex-namorado. A amiga, ao contrário de Natalie, adorava festas e teve que abdicar da vida social para poder ter paz dentro do colégio.

Em seu último ano, Natalie é pega de surpresa ao encontrar a garotinha de quem ela cuidava há três anos atrás já no ensino médio e totalmente diferente. No auge de seus 14 anos, se comportava da forma que Natalie mais repudiava, o que a deixou preocupada e a partir dali assume novamente o papel de babá da garota Spencer.

A vida de Natalie jamais seria a mesma. Coisas inacreditáveis passam a acontecer, de repente ela se vê no lugar das garotas que tanto criticava. Ela passa a sentir na pele tudo aquilo que via acontecer com os outros e pode sentir o quão ruim e cruéis podem ser as pessoas, mas principalmente, que o julgamento é o pior de todos os pecados.

Natalie tinha orgulho em "não ser como as outras", mas logo ela que adorava destilar na cara dos garotos que  "não era daquele tipo" acabou sem saber de que tipo era. Logo ela que era tão certa de si, percebeu que não sabia o tipo de garota que vinha sendo e nem a que queria ser. Percebeu, então, que viver longe das festas e cultivar um ódio mortal pelos meninos do time não fazia dela melhor que ninguém. 

Eu, sinceramente, não sei o que falar sobre esse livro. Comecei a ler achando que seria aquele clichê de high school americano e fui totalmente surpreendida. A história vai além disso, a autora consegue deixar claro seus pontos de vista e critica fortemente a cultura do machismo imposta no ambiente escolar, a pressão que as garotas sofrem e também os julgamentos que fazemos dos outros e de nós mesmos. Além de citar Simone de Beauvoir e Amélia Eahart.
A história é escrita de forma inteligente e contrapõe as atitudes dos personagens o tempo inteiro, não colocando-os como vítimas ou vilões, mas buscando um meio termo entre todos os acontecimentos. E isso não está totalmente claro na narrativa, é preciso que o leitor preste um pouco mais de atenção quanto aos detalhes, principalmente quanto à mensagem que a autora pretende passar.

No caso das duas personagens, Natalie e Spencer, enxergo uma postura confusa nas duas. Natalie, que embora procure estudar o assunto e orientar outras meninas, propaga um discurso errado e incoerente, porque enquanto se diz "feminista" reprime as atitudes das amigas e faz com que tenham vergonha delas mesmas. Spencer, por outro lado, entende que tem poder sobre o próprio corpo, porém entende isso de forma errada e leva para outro lado. 

Mas, o livro procurar mostrar que os erros e acertos da vida são válidos, pois nos ensinam e nos ajudam a amadurecer. E que julgar os outros na tentativa falha dos nos sentirmos melhor é a pior das atitudes. Com certeza, é uma leitura que eu recomendo a todos e que traz grandes pontos de reflexão, que eu considero altamente importantes e necessários. 

P.S: Me desculpem pela ausência aqui, final de semestre é terrível.

17 novembro 2013

Rudamon I e II - Demétrio Alexandre Guimarães

                                Rudamon I e II  - Demétrio Alexandre Guimarães
Editora: Independente - Projeto Blog's Literários em sala de aula
Avaliação: 4/5
Sinopse: Osorkon levava uma vida dedicada à ciência. Era biólogo  especialista em escorpiões . Um certo dia, Osorkon recebe um misterioso chamado do Egito, que o levou para pesquisar uma espécie de escorpiões nunca vista antes. Mas, ao chegar lá, percebe que foi vítima de uma armadilha. Após um ataque, Orkosn recebe poderes, mas como nunca acreditou em nada daquilo, demora para aceitar a missão para qual foi designado. A grande missão de salvar a humanidade!


O livro I traz a história de um semi-Deus, Disebek, destinado a tornar-se um herói para ajudar a humanidade, porém  ele trai o compromisso com os Deuses e acaba aliando-se às forças do mal. Assim, é castigado e condenado a ficar preso no deserto.

Daí em diante, os mistérios começam. Rá, o Deus supremo, manda para o Egito seu escolhido para salvar a humanidade. Seu escolhido é Orkoson, biólogo cético que não acreditava no sobrenatural. Após ser picado por doze escorpiões, recebe os super-poderes que o fariam então o grande herói, mas devida sua falta de crença, demora um tempo até que ele aceite seu destino.

As forças do mal, sabendo da existência de Rudamon, libertam Disebek. Agora, o novo herói terá que lutar contra ele e todos os outros aliados malignos para salvar a humanidade.

A narrativa do livro é bem tranquila, mesmo para quem não entende  muito da temática fica fácil de entender o que é passado. Eu, que amo mitologia, fiquei fascinada com o livro. O autor consegue expor bem o que tentou fazer em cada cena, além de descrever muito bem os lugares e de introduzir assuntos que nos levam a refletir - como o que aconteceu com Disebek. 

A escrita é bem cativante, o que nos faz ter apego aos personagens. Sofrer, sorrir e querer lutar junto a eles. Eu amei o fato de se ter um personagem brasileiro, nos aproxima da história. E, como eu vi a maioria das resenhas falando, também não esperava de forma alguma o final! Fui pega de surpresa.

A parte II não deixou a desejar em nada, ele conseguiu levar um desenvolvimento bom de todos os personagens e intercalar todos os acontecimentos. Diferente de alguns livros em que a continuação parece uma história distinta, esta realmente possui esse caráter. 

E mais uma vez o autor colocou fatos que nos induzem a refletir, por ser o herói um humano igual a todos nós, acho que fica mais fácil fazer esse contraste de atitudes... Pelo menos eu consegui ver por esse ângulo.

Enfim, recomendo a leitura a todos. Independente da idade. E espero que os alunos do Demétrio tenham gostado tanto que eu, e ainda mais, saibam que esse projeto é maravilhoso e estão todos de parabéns por participar.

22 outubro 2013

E como foi o evento da Andross?

Oi pessoas, tudo bem?

Como sabem, sábado passado (19/10) foi realizado o evento Livros em Pauta da nossa parceira Andross. Por lá foram tratados assuntos do mercado editorial, workshops para escritores e blogueiros, além do lançamento das antalogias da editora.

Chegando lá, autores e blogueiros precisavam retirar as credenciais e demais informações a respeito do evento em uma sala separada. O kit para os blog's contava com dois livros da editora, marcadores de página e um bloquinho oficial do evento.

Esta é a minha credencial do evento.

Durante a parte da manhã, as atividades concentravam-se nas palestras e workshops. A palestra sobre Vlog's Literários foi ministrada pelo pessoal do Cabine Literária e falava em como manter o canal e organizá-lo de forma profissional.

 
Algumas das palestras que aconteceram antes do lançamento das antalogias


Aqui o estande onde os livros estavam à venda

O evento principal era o lançamento das antalogias e a sessão de autógrafos entre os autores, que ocorreu às 15h. Os livros lançados foram Amores (Im)possíveis, Mentes Inquietas, O Segredo da Crisálida, Sonhos Lúcidos e Próxima Estação.

Alguns dos autores das antalogias




Este é o Paulo Xavier, autor do conto "À sombra de um amor impossível" que está no livro Amores ImPossíveis. É o 3º evento que ele participa.

Sobre o evento ele disse:

"Eu acho que é uma experiência ótima. É bacana conhecer outros autores que são competentes no que fazem, aqui a gente consegue unir todos que tem algo em comum, como esse gosto pela literatura."









Esta é a Lara Luft, que é uma fofa, e está participando pela 3ª vez do evento. Tem contos em três livros que estavam sendo lançados lá. São eles: "Uma carta a Julieta" (Amores ImPossíveis), "Meu dia deveria amanhecer azul" (Livre pra voar), "Lucidez?" e "A represália do meu monastério" (Sonhos Lúcidos).

Ela disse que o o conto no Livre Pra Voar é para se ler em um domingo chuvoso, os outros já são mais fantasiosos e o leitor precisa "viajar junto com ela".

"É o 3º evento que venho, eu acho super legal. Eu não sou de São Paulo, então é bom encontrar as pessoas aqui, ver a evolução de cada um, são todos meus amigos."
Esta é a Clarissa Roldi, ela tem 19 anos e é do Espírito Santo. É a 2ª vez que ela participa do evento e a 1ª vez como autora. O conto dela se chama "Agridoce" e está no livro Livre Pra Voar.
Ela diz que o conto é meio abstrato, sobre um ser que não envelhece e é apaixonado desde sempre por uma moça, mas depois de um tempo ele quer matá-la.

Nós  conversamos um pouco sobre as dificuldades de se trabalhar com literatura fora do Sudeste, mas não só isso, como também é difícil para quem gosta de ler se reunir ou ter acesso à todas as coisas que estão "centralizadas". Então, acho que vale muito a pena vocês darem uma passadinha no blog dela.

"Estou achando tudo muito legal, gosto da ideia da editora de apoiar e incentivar autores novos. Espero que o livro seja bem aceito, pois a editora seleciona tudo muito bem."




Este é o Tauan G. Gomes. Ele é autor do poema "A Tristeza do Poeta"  no livro O Segredo da Crisálida. Ele já havia publicado contos anteriormente e era a primeira participação no evento.

"Escrevi o poema em um momento de dúvida, onde precisava decidir o que faria após minha graduação. Isso acabou me ajudando. Acho que esse evento é uma porta de entrada nesse mundo literário."










Esta é a Marjorie Pontes, autora do conto "Esquizophrenius" no livro Mentes Inquietas, que fala sobre demônios.
É a primeira publicação dela.

"Espero que repercuta bem. Estou um pouco ansiosa."












Este é o Leandro Schulai, ele também é autor, mas estava ministrando uma palestra lá no evento sobre Marketing Literário.

"Falo sobre técnicas para autores e marketing pessoal, atitudes que eles podem ter que farão a diferença na divulgação do trabalho. Tento abrir a mente do autor para várias questões, principalmente para mostrá-lo que sozinho ele é capaz de conseguir muitas coisas."






Esse é Lucas Limberti, autor do livro de poemas Ventania do Infinito, que foi lançado na Semana Nacional de Poesia e que ele diz ser "o raro encontro do homem com a sua humanidade", onde ele fala de todas as sensações do homem.


Ele também é professor de Literatura, então é possível notar várias referências a grandes autores nacionais em sua obra. Vocês podem conferir um pouco aqui.



"O evento é bom para conhecer outro autores, é um espaço bacana. Assisti à uma palestra muito boa sobre Literatura agora pouco."





Sobre a antalogia Próxima Estação há um fato bem legal: a editora em parceria com o colégio Uniradial selecionou textos de alguns alunos para colocar no livro. Então, tinha um pessoal bem jovem por lá e super animado com a ideia. Acho muito válido que o colégio invista em projetos assim, afinal hoje em dia a juventude está perdendo o gosto pela leitura e escrita. Eu conversei com três alunos participantes, todos disseram que gostaram de participar e que pretendem continuar a escrever.



 Matheus Silva que escreveu o conto "Encontros"




















O Gabriel Tessarini escreveu "O Conde da Ferrovia"


















A Susane Miyuki que escreveu o "Um Amor Para Toda Vida"
















É isso, gente. O evento foi bem legal e realmente é um espaço ótimo para conhecer profissionais competentes, não deu para colocar todos os autores que entrevistei porque alguns esqueceram de me falar o conto que escreveram e eu não quero colocar informações pela metade. Então, a medida que eu for organizando isso, editarei a postagem.


19 outubro 2013

Centenário do Vinicius de Moraes

Hoje, 19/10/2013, comemora-se o Centenário de Vinicius de Moraes, o Poetinha.


Um dos nomes mais importantes da música e poesia do país e, de longe, o meu favorito. Grande parceiro de Tom Jobim, amante de um bom uísque e ciumento que só ele, deixou uma vasta obra que até hoje encanta as mais diversas gerações.

Vinicius sabia usar as palavras como ninguém, em seus versos temos melodias suaves que tratam dos vários sentimentos da vida sob a visão do poeta. Frases que se encaixam perfeitamente umas as outras e nos levam a um universo de reflexão até então desconhecido, dos amores profundos e amizades fortes, das inspirações fora de hora e da paixão inestimável por aquilo que se faz.

A maioria de nós o conheceu através dos trabalhos literários exigidos no colégio ou pelas leituras obrigatórias dos vestibulares, até mesmo quando muito pequenos cantando  "numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo..."  sem saber de quem se tratava. Tenho certeza que preencheu vários bilhetinhos de amor por aí e que inspirou muitos a quererem seguir este ramo -assim como eu.

Parabéns, Vinicius!  


Soneto de Carnaval
"Distante o meu amor, se me afigura
O amor como um patético tormento
Pensar nele é morrer de desventura
Não pensar é matar meu pensamento.

Seu mais doce desejo se amargura
Todo instante perdido é um sofrimento
Cada beijo lembrado uma tortura
Um ciúme do próprio ciumento.

E vivemos partindo, ela de mim
E eu dela, enquanto breves vão-se os anos
Para a grande partida que há no fim.

De toda a vida e todo o amor humanos:
Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo
Que se um fica o outro parte a redimi-lo."







16 outubro 2013

Sorteio de Halloween - FECHADO


*Correção: O livro sorteado será o DEZESSETE LUAS.

Oi pessoal, tudo bem?

Esse mês tenho uma surpresinha pra vocês: Eu, minhas queridas parceiras do A Culpa É Dos Leitores e mais os blog's parceiros delas realizaremos um sorteio especial de Halloween!

O grande sortudo levará para casa um kit contendo:
01 exemplar de Beijada Por Um Anjo
01 exemplar de Dezessete Luas
01 exemplar de A Zona Morta
Marcadores de página personalizados
01 brinde surpresa

Para participar é necessário:

- Seguir os blog's organizadores Literaturizei | A Culpa É Dos Leitores  | Clube das 6 | Livros vs Spoillers | My Litttle Wonderland

- Preencher o formulário de inscrição que está no blog A Culpa É Dos Leitores

- Cruzar os dedinhos e torcer!

As inscrições terminam no 1 de Novembro e o resultado será divulgado no dia 2.

Boa sorte a todos! ;)

14 outubro 2013

EVENTO LITERÁRIO GRATUITO SOBRE MERCADO EDITORIAL

Olá pessoal, como vão?
Nossa parceira Editora Andross realizará um evento literário super bacana em São Paulo esta semana. É gratuito, terá várias palestras e workshops, e você ainda ganhará um certificado de participação.

Quem for aqui de SP e quiser ir ao evento, deixe um comentário aqui embaixo que nós combinaremos de nos encontrar por lá. Eu estarei presente e vou registrar tudo aqui pra vocês.

Conto com vocês ;)


Terceira edição do Livros em Pauta – Encontro de Leitores com Escritores e Outros Profissionais do Livro acontece dia 19 de outubro de 2013.


Direitos autorais, crítica literária,marketing do livro, agenciamento literário,crowdfunding, divulgação, lançamentos... Estas e outras etapas da produção editorial serão apresentadas e debatidas na terceira edição do Livros em Pauta – Encontro de Leitores com Escritores e Outros Profissionais do Livro, que acontece em São Paulo no próximo sábado, dia 19 de outubro, na Faculdade Estácio – Campus Jabaquara.
As palestras, debates e mesas-redondas com profissionais ligados à indústria do livro são gratuitas e acontecem em sete salas (com entre 50 e 80 lugares) e um auditório (com 180 lugares). Não há necessidade de senhas para participação. Mas é preciso fica atento à lotação das salas (veja programação abaixo).
Paralelamente às palestras nas salas e auditório, haverá uma feira de livros a preços populares no saguão da faculdade, com a presença de vários autores. “O Livros em Pauta nasceu para difundir não só a produção literária, mas também o hábito da leitura. Teremos livros que custarão a partir de R$ 4,90”, explica o criador e organizador do evento, o escritor Edson Rossatto. A expectativa da organização é receber cerca de 1100 pessoas, entre leitores, escritores amadores e outros profissionais do livro.
Outras atrações incluem um plantão de tira-dúvidas sobre o mercado editorial, networking de profissionais do livro e o encontro aberto do grupo Traçando Livros, que se reúne mensalmente para discutir uma obra previamente escolhida. Para o evento, o livro será “Fahrenheit 451?, de Ray Bradbury. 

Mas o organizador chama a atenção para uma atividade em especial. "Na atividade pitching, o escritor que tiver uma história na gaveta esperando para ser publicada poderá ter esse seu sonho realizado. Colocaremos escritor e editor numa mesma sala para discutirem sobre a trama. Se o escritor conseguir convencer o editor de que sua história é boa mesmo, o autor poderá sair do evento com seu livro já engatilhado para publicação", explica Rossatto.
PROGRAMAÇÃO

19 de outubro de 2013 (Sábado)

Todas as atividades fornecerão certificado

10:30 até 12:30


11:00 até 12:30


13:00 até 15:00


15:30 até 17:30


15:30 até 19:00


17:30 até 19:00
SERVIÇO


LIVROS EM PAUTA (3ª EDIÇÃO) – ENCONTRO DE LEITORES COM ESCRITORES E OUTROS PROFISSIONAIS DO LIVRO



Data:19 de outubro de 2013



Horário: das 10h às 20h



Entrada: Gratuita



Local: Faculdade Estácio UniRadial (Campus Jabaquara) Av Jabaquara, 1870 Saúde – São Paulo – SP (a apenas dois quarteirões da estação Saúde do metrô)



Informações: (11) 96731-6191 (11) 98217-619 www.livrosempauta.com.br www.livrosempauta.com.br



Organização: Edson Rossatto



Patrocínio: Andross Editora, Viena Gráfica e Editora, Facúldade Estácio UniRadial, Weduction



Apoio: Livrus Editora, Rafael Victor



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Cesar Mancini

(11) 96731-6191

(11) 98217-6191

(11) 2943-7687

editor@andross.com.br

12 outubro 2013

Especial Dia das Crianças

Oi pessoal, como estão?

Hoje comemoramos o Dia das Crianças e/ou Dia de Nossa Senhora Aparecida, como preferirem. Certo é que este dia é aquele mais dolorido no bolso dos pais e um dos mais aguardados pelas crianças, que eufóricas fantasiam os milhões de presentes que querem ganhar.

Mas nós aqui, já crescidinhos, não temos mais esses privilégios... O que nos resta é uma enorme nostalgia da infância e já que relembrar é viver, que tal relembrarmos um pouco do que mais gostávamos quando pequenos?

Resolvi compartilhar com vocês alguns dos livros que li quando era criança e que ficaram marcados na minha memória. A grande maioria eu realmente não me lembro mais do nome, só alguns flashes do enredo, mas dei uma bela googlada e consegui reencontrar alguns! ~emoção~

Ir à biblioteca da escola era, sem dúvida, o ponto alto da minha vida de estudante do Ensino Fundamental. Eu me divertia fuçando as prateleiras em busca daqueles preciosos que me fariam companhia durante a semana. Devolvê-los era quase uma despedida cinematográfica, com aquela dorzinha no coração.


Minhas férias, pula uma linha, parágrafo - Christiane Gribel

 Guilherme está de volta à escola e precisa fazer uma redação sobre suas férias. O processo de produção do texto é hilário e hoje, após muitos anos, consigo enxergar algumas alfinetadas. Depois de pronta, a redação é devolvida corrigida pela professora - o ponto mais engraçado de todos. E ele precisa escrever outra para que o diretor decida qual será sua nota.

Esse livro é fantástico, tem um humor muito sincero e limpo. Lembro que fiquei a tarde toda grudada nele até acabar. 

"Eu sabia que as férias de ninguém iam ser mais as mesmas na hora que virassem redação. É simples: férias é legal, redação é chato. Quando a gente transforma as nossas férias numa redação, elas não são mais as nossas férias, são a nossa redação. Perdem toda a graça."







Bisa Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado


  Isabel começa a interagir com sua bisavó através de um retrato que achou nas coisas da mãe, a partir daí elas iniciam uma conversa, e a bisa passa a ajudar a netinha em diversas situações. Uma emocionante e linda amizade é formada.

Eu indico esse livro pra todos, independente da idade. Eu que cresci longe dos meus avós e perdi minha avó materna muito cedo, me deliciei com a história. Lembro que fiquei me imaginando em situação parecida.



E lembro que na hora de devolver, eu falei pra professora "não queria devolver, prôôô." 







A Mulher Que Matou Os Peixes - Clarice Lispector



Meu primeiro livro da Clarice! A personagem pede desculpas aos leitores porque esqueceu de alimentar os peixinhos do filho e entre tudo isso conta histórias dos diversos bichos de estimação que passaram por sua residência.

Esse livro é muito fofo, o carinho da personagem pelos animais é muito tocante. A escrita da Clarice nele  é bem leve e contagiante. E alguns momentos são bem emocionantes. O que eu mais gostei é do modo como é narrado, realmente parece que ela está conversando com o leitor, chegando até a deixar algumas perguntas no ar. - Sim, eu juro que me lembro!

"Antes de começar quero que vocês saibam que o meu nome é Clarice. E vocês, como se chamam? Digam baixinho o nome de vocês e o meu coração vai ouvir."




Sozinha no Mundo - Marcos Rey

Ai, a coleção vagalume! Quem lembra?

Pimpa fica orfã numa viagem e resolve ir atrás do único parente que sabe da existência, tio Leonel, porém encontrá-lo fica cada vez mais difícil. Um casal que a conheceu nessa viagem resolve ajudá-la, mas uma suposta assistente social aparece para levá-la embora. 

Li esse livro para um trabalho escolar da 5ª série e amei, li de novo várias vezes depois. A história é muito boa e cheia de adrenalina. Pra quem nunca tinha lido um suspense, comecei logo com um livro que marcou toda uma época.






Histórias de avô e avó - Arthur Nestrovski


O livro tem cunho autobiográfico, Arthur conta histórias dos seus avós e bisavós -imigrantes russos de origem judaica- na São Paulo antiga.
Ele traz fotos antigas e cartões postais da época, o que torna a leitura muito mais atrativa. Eu que sempre gostei de História, fiquei encantada com todo o contexto cultural que o livro tem. 







Os Meninos da Rua da Praia - Sergio Capparelli


O livro conta a história de três garotos que moram em uma comunidade carente e vendem jornais nas ruas para complementar a renda de casa. E em um dia normal de trabalho encontram uma tartaruguinha na rua e resolvem levá-la pra casa, e a partir daí começamos a ver como é a vida deles e as dificuldades que passam.
Há um contexto político-social enorme e é uma ótima leitura. Indico para todas as idades, mesmo que os mais novos possam não captar tão bem as mensagens (meu caso na época). Mas foi um livro que eu nunca esqueci e leio de novo sempre que posso!



 








Claro que tem mais livros, mas vou deixar para uma parte 2 e alguns fazem parte de uma lista para outro projeto. Então, vou encerrar o post por aqui. Espero que vocês tenham gostado!

Já leu algum desses? Qual os livros da sua infância?

08 outubro 2013

A Lenda Do Lago Dourado - Edson Vanzella Pereira

A Lenda do Lago DouradoA Lenda Do Lago Dourado  - Edson Vanzella Pereira
378 páginas - Editora Dracaena
Avaliação: 4/5
*Livro cedido para resenha

Sinopse: "Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir."




David tem um QI altíssimo, embora estudar não seja lá uma de suas coisas preferidas. Sempre foi destaque na escola por sua inteligência, até que foi aprovado no Programa do Superdotado quebrando todos os recordes anteriores e todos os olhares do país se voltaram para ele. De tão surpreendentes que foram seus números, o governo americano resolveu criar uma nova categoria para integrá-lo, o Agente Zero, onde ele trabalharia direto com a alta cúpula da Casa Branca e viajaria em missões especiais para outros países.
Feitas as apresentações, David viaja à China com seu pai e Srta. Marshall -a agente responsável pela execução do projeto-, depois decolam ao Brasil. Mas o garoto não está contente com essas suspostas viagens de campo, onde não realizou nenhuma pesquisa ou coisa parecida. Quando passeiam pelas praias do Rio de Janeiro, um terrível e misterioso acidente acontece e o deixa em estado de coma irreversível.

Paralelamente a este acontecimento, sua família realiza uma visita ao antigo Lago Dourado após a insistência de Peggy -a caçula da casa-, que ficou interessada pelo local ao ouvir a história da lenda que paraiva sobre o lago, que atualmente funciona como uma espécie de aterro sanitário da maior fábrica da cidade, a Moranreal. Mas após a visita, coisas estranhas começaram a acontecer com Max, que não aguentou de curiosidade e voltou ao local para verificar o que de fato havia acontecido.
Esta segunda visita mudou de vez a vida da família Baltimore, Max a partir dali jamais seria o mesmo. A lenda havia se tornado real para ele, que agora estava encarregado de descobrir quem fizera mal ao irmão e a tantas outras pessoas na cidade.

O "poder" obtido naquele dia tornou o garoto em um jovem adulto, sensato, coerente e maduro nos seus pensamentos. Que, praticamente, sozinho soube muito bem lidar com aquela mudança drástica e usá-la a seu favor. Max começou um plano de investigações dignas de FBI para solucionar o grande mistério que rondava a cidade e agora a vida de seu irmão, com ajuda dos pais e da Srta. Marshall descobriu coisas fortes, que envolviam pessoas que jamais pudera imaginar e que formavam um grande e complicadíssimo quebra-cabeça. Estando em estado de alerta, foi atrás de cada novo detalhe que encontrara, sem temer a represália "inimiga". 

Um grande duelo entre o bem e o mal está por vir. O autor coloca grandes questões no enredo, como inveja, corrupção, sabedoria e humildade. Acho que fica claro que há algumas conspirações na história e muitas informações juntas para serem processadas, eu sei que algumas pessoas "torcem o nariz" para essas temáticas, mas acho que vale a pena arriscar. 

O livro possui uma narrativa leve, os capítulos não são muito longos -o que torna a leitura mais fácil. Mesmo com alguns termos técnicos, tudo é super simples de ser entendido. As aventuras do garoto Max são eletrizantes e a cada novo capítulo sempre temos alguma coisa acontecendo, o que deixa a história muito mais emocionante. Só há um grande mistério que permanece até o final, todos os outros vamos revelando junto com Max.  

Quando recebi não sabia o que esperar, mas acabei gostando bastante do enredo. A única coisa que ressalto de um ponto negativo são os diálogos entre os personagens que, às vezes, acabam sendo formais demais e tiram aquela ideia de uma bate-papo real entre amigos. E uma conversa mais longa muito formal acaba se tornando cansativa.


01 outubro 2013

Tag: 5 livros que eu gostaria de viver

Oi pessoal, hoje venho responder mais uma tag.
Essa foi indicada pela Mari do Letras da Nana. Obrigada pela indicação e desculpa pela demora em responder ;)

Vamos lá?

Como isso é difícil, né gente? Os livros possuem um universo tão mágico que quase todas as histórias nos despertam esse desejo. E de pensar que algumas pessoas não gostam de ler... tsc, tsc

Coração de Tinta


Com certeza, gostaria de viver esse. Imagina só, você lá lendo e de repente tudo acontecendo ao seu redor?! 
Faz lembrar de quando eu era criança e me imaginava dentro das histórias que lia... 















Harry Potter

 Não sou aquela fã fervorosa de HP, mas, vai me dizer, que você aí também nunca se imaginou jogando quadribol? Nunca ficou curioso em saber para qual casa o Chapéu Seletor te mandaria? E mais, nunca desejou ir às compras no Beco Diagonal?
O universo de Harry Potter é um dos mais encantadores.













O Futuro de Nós Dois

O Futuro de Nós Dois
Mesmo tendo um tema meio batido, eu gostei do contexto da história. E eu, que sou uma viciada em internet, to o tempo inteiro online, adoraria viver essa experiência logo no início.














Percy Jackson 




Amo o universo mitológico. Antes de ter conhecimento da obra, não sabia do que se tratava. Mas quando me disseram, eu corri pra ler e fiquei apaixonada! Amaria passar um dia nesse mundinho.












O Guia do Mochileiro das Galáxias


O Guia do Mochileiro das GaláxiasQuantas vezes já citei esse livro aqui? haha
Sou apaixonada pela série. Não poderia ficar de fora justamente desta tag! Eu teria um dia muito feliz dando um passeio a bordo da nave Coração de Ouro, tentando consolar o robô Marvin e aguentando as maluquices do Ford Prefect.
Ai, sonho meu *-*












Deixo em aberto para todos que quiserem responder ;)

É isso, gente bonita! Espero que tenha gostado, me desculpem pela ausência nesta semana e até a próxima ;)

25 setembro 2013

Coisa de Quem Ama Livros: Tatuagens Literárias

Oi pessoal, hoje inicio mais uma coluna aqui no blog: Coisa de Quem Ama Livros.

Essa coluna abordará temas relacionados à coisas desse universo literário, afinal, ser leitor assíduo rende boas experiências, né?

Neste post inicial falarei sobre tatuagens literárias.


As tatuagens existem há séculos e em seu "início" estavam ligadas à rituais religiosos. A prática sobreviveu ao passar dos anos e ganhou outras formas, hoje sendo considerada uma arte.
Cada vez mais as pessoas usam-na como forma de expressão ou homenagem, marcando em seus corpos coisas que consideram importantes e dignas de serem carregadas na pele. Os trabalhos são sempre muito bem desenvolvidos, e expõem o talento do artista responsável e a criatividade de seu idealizador.

É certo que  é preciso pensar bastante antes de tatuar, afinal é para sempre e o processo de remoção -além de caro- é muito doloroso, e deixa marcas e cicatrizes. Além de que nossa mentalidade muda com o tempo, às vezes uma coisa que nos fascina hoje, amanhã pode perder seu encanto. Mas é claro que algumas coisas são eternas em nossas vidas e quanto à essas não há dúvidas, nós simplesmente sabemos. Em se tratando de livros, acredito que seja difícil acontecer um "arrependimento"; Afinal, as histórias não mudam e a forma como nos tocaram permanecem intactas.

E, importante lembrar, somente maiores de 18 anos podem fazer tatuagens.

Mas, vamos ao que interessa?













- Adorei a ideia de tatuar livros <3







  
 Alice no País das Maravilhas (google)

   
"O essencial é invisível aos olhos." - O Pequeno Príncipe (google)

 
Harry Potter (We Heart)

  
 "Não entre em pânico" O Guia do Mochileiro das Galáxias (Google)


 O Senhor dos anéis (Arte Tattoo)

   
As Vantagens de Ser Invisível (Tumblr, google)

  
A Culpa É Das Estrelas (google) #amei




Mafalda (google)

Espero que vocês tenham gostado da coluna, depois farei uma parte 2 deste post, porque tem muita tatuagem bacana por aí! ;)

Até a próxima.
 - - -